A Aprilia teve uma equipe satélite pela primeira vez na MotoGP no ano passado – a RNF, que foi substituída pela Trackhouse Racing este ano. No entanto, a temporada de Miguel Oliveira e Raúl Fernández foi longe de ser fácil.
Ao longo do ano, ambos os pilotos enfrentaram alguns problemas técnicos com as motos. Em 2024, no apenas o segundo Grande Prêmio, foi Maverick Viñales – um piloto da equipe de fábrica da Aprilia – quem se aposentou devido a uma pane.
Ramón Forcada, que estava com a RNF em 2023, disse no podcast Dura la Vita: ‘Eles tiveram dois tipos de falhas, especialmente no ano passado tiveram um excesso de confiança quando assumiram a equipe satélite, acharam que conseguiriam lidar com isso, e não conseguiram’.
O engenheiro também enfatizou: ‘Eles estavam indo muito bem na equipe de fábrica e não tiveram tempo para fabricar peças para a equipe satélite. A maioria dos problemas que a equipe satélite teve no ano passado estava relacionada à quilometragem. Eles não tinham capacidade para produzir peças’.
A RNF terminou o campeonato de equipes do ano passado na oitava posição, com o quarto lugar de Oliveira em Silverstone como seu melhor resultado. Eles registraram 12 aposentadorias entre seus dois pilotos, com três corridas onde nenhum deles chegou à linha de chegada.