A Trackhouse Racing entrou no Campeonato Mundial de MotoGP este ano, tornando-se a primeira equipe americana em muito tempo. Seus atuais dois pilotos são Miguel Oliveira e Raúl Fernández, cujos contratos expiram no final de 2024. A equipe pode considerar um piloto americano, e no momento, o candidato mais provável para essa posição é Joe Roberts.
O piloto da Moto2, que participou da apresentação oficial da equipe no início deste ano, admitiu estar interessado em uma possível vaga disponível lá: ‘Se a oportunidade aparecer, por que não? Com certeza, seria incrível. Mas eu só preciso focar neste campeonato agora’, disse ele, citado pelo Crash.net.
De fato, Roberts esteve perto de subir para a classe principal em 2021, quando recusou uma oferta da… Aprilia, que fornece motos para a Trackhouse Racing. Na época, a RS-GP estava longe de ser a moto competitiva que é hoje, enquanto o piloto sentia que não tinha a experiência necessária para dar esse salto.
Agora, com 26 anos e em sua sétima temporada completa na Moto2, Roberts já é um piloto com muitos quilômetros nas competições mundiais. No momento, ele é o segundo na Moto2 após as duas primeiras corridas da temporada – onde já garantiu um pódio.
É certo que, para o americano subir para a MotoGP com a Trackhouse Racing, pelo menos Oliveira ou Fernández poderiam perder seu lugar… ou subir para a equipe de fábrica da Aprilia, onde Aleix Espargaró e Maverick Viñales também estão se aproximando do fim de seus contratos. No entanto, Fabio Quartararo é considerado um forte candidato a uma possível vaga caso não renove com a Yamaha.