A MotoGP é a classe principal das corridas de motocicleta. Neste campeonato, competem os protótipos mais avançados do ponto de vista técnico e tecnológico, além dos 22 melhores pilotos do mundo atualmente.
Tudo isso custa dinheiro, como é natural. Os preços e orçamentos podem não ser tão substanciais quanto os vistos em outros esportes motorizados, incluindo a Fórmula 1, mas ainda assim são altos.
Até mesmo as equipes satélites – que não precisam desenvolver a moto, têm estruturas menores e não contam com os pilotos mais caros sob contrato – gastam muitos milhões de euros para completar uma única temporada.
Os números foram discutidos por Carlos Ezpeleta. O Diretor Esportivo da Dorna falou em uma conferência para investidores após o anúncio da aquisição pela Liberty Media:
– O que nós fornecemos é um ambiente de custos muito controlado, então as equipes independentes estão mais ou menos operando com um custo operacional de cerca de 15 milhões de euros por temporada, dos quais a Dorna, juntamente com a IRTA – o campeonato – está cobrindo mais ou menos 50% disso, composto por pagamentos anuais e pagamentos de eventos que são acordados e não são variáveis. Isso significa que estamos cobrindo mais ou menos 50% dos custos deles.