O BP Ultimate Rally-Raid, a terceira etapa do Campeonato Mundial de Rally-Raid (W2RC), começou nesta quarta-feira no Alentejo. Tosha Schareina foi o mais rápido no prólogo e na primeira etapa.
No prólogo, o piloto espanhol da Monster Energy Honda completou a etapa cronometrada de 4km em 3m29s, superando seu companheiro de equipe Adrien van Beveren por dois segundos. Edgar Canet Ardèvol (XRaids Experience/KTM) alcançou o terceiro tempo mais rápido, seguido por Ross Branch e Sebastian Bühler (Hero MotoSports). Os cinco primeiros estavam separados por menos de dez segundos.
A primeira etapa teve 101km de trechos cronometrados durante a tarde. Schareina foi mais uma vez o mais rápido, desta vez vencendo Lorenzo Santolino (Sherco) por uma margem clara de 4m02s. Logo atrás estava Skyler Howes (Monster Energy Honda) a 4m13s, com a grande surpresa sendo o quarto lugar de António Maio em uma Yamaha. Pablo Quintanilla (Monster Energy Honda) completou os cinco primeiros, mas recebeu uma penalidade de quatro minutos. Bühler terminou em sexto e, um pouco mais atrás.
Após o dia de abertura, Schareina lidera o BP Ultimate Rally-Raid com uma vantagem de 4m15s sobre Santolino. Howes é o terceiro, Maio é o quarto e Quintanilla é o quinto, à frente de Bühler e Branch. Van Beveren é apenas o 14º após sofrer uma penalidade de 12 minutos, o que lhe custou a vitória na primeira etapa.