Nos últimos anos, a Ducati forneceu duas motos idênticas para a equipe de fábrica da Pramac Racing. No entanto, isso pode mudar em 2025, com uma indo para a Pramac e a outra para a Gresini ou para a Pertamina Enduro VR46 Racing Team.
De acordo com o Crash.net, citando o Motorsport.com, essa potencial mudança está causando alguma ‘fricção‘, pois a Pramac ainda não renovou o contrato que expira no final do ano. A VR46 também está negociando a renovação, enquanto a Gresini já está garantida como uma equipe satélite da Ducati… mas agora tem Marc Márquez, e se o piloto continuar em 2025, ele poderia justificar ter a versão mais recente da Desmosedici GP.
O prazo para a Pramac anunciar sua decisão é 2 de junho, coincidentemente com o GP da Itália. Eles poderiam continuar como a principal equipe satélite da Ducati até 2026 ou declinar. Por enquanto, tudo indica que estão satisfeitos com a parceria, mas também receberam propostas da KTM e da Yamaha.
Por outro lado, temos Fermín Aldeguer. O piloto assinou com a Ducati para fazer sua estreia na MotoGP na próxima temporada com uma de suas equipes satélites com a versão mais recente da moto. O passo lógico seria a Pramac, da qual se espera que Jorge Martín se transfira para uma equipe de fábrica. No entanto, o anúncio ainda não pôde ser feito, pois ainda não há um acordo entre a Ducati e a equipe de Paolo Campinoti para 2025.