Daniel Ricciardo, o piloto australiano da equipe de F1 RB, rejeitou a ideia de que suas dificuldades em 2024 sejam semelhantes às suas lutas anteriores com a McLaren. Ricciardo se juntou à McLaren em 2021 com altas expectativas, mas não conseguiu acompanhar seu companheiro de equipe Lando Norris e foi liberado após a temporada de 2022. Dada uma segunda chance com a equipe irmã da Red Bull, Ricciardo esperava um início forte com a equipe reformulada da RB este ano. No entanto, ele se qualificou consistentemente atrás de seu companheiro de equipe Yuki Tsunoda nas três primeiras corridas e ainda não marcou pontos, com seu melhor resultado sendo o 12º lugar.
Apesar de estar perplexo com seu desempenho em comparação a Tsunoda em Melbourne, Ricciardo permanece otimista de que suas dificuldades não são as mesmas de seu tempo na McLaren. Ele reconhece a necessidade de melhorar sua downforce e aderência traseira, mas também destaca suas dificuldades em curvas de alta velocidade em Melbourne e na Arábia Saudita. Embora a equipe tenha feito ajustes para resolver os problemas na Arábia Saudita, o problema persistiu em Melbourne, especialmente nas Curvas 9 e 10. Ricciardo enfatiza a importância de manter o foco e não deixar que conselhos externos o distraiam de trabalhar com seus engenheiros.
Durante a pausa entre as corridas, Ricciardo e seus engenheiros examinaram cuidadosamente o chassi VCARB 01 para garantir que não houvesse problemas significativos. Eles fizeram alterações após a corrida na Arábia Saudita e planejam fazer ajustes adicionais para a próxima corrida na China. A equipe quer ter certeza de que tudo está em ordem e que não deixaram passar nenhum problema potencial. Ricciardo reconhece que se sente um pouco atrás em comparação ao ano passado, apesar de ter uma melhor preparação e mais experiência com o carro e a equipe. O objetivo é eliminar quaisquer fatores que possam estar afetando seu desempenho e que estão além de seu controle.
Questionado sobre a questão de solicitar um novo chassi, Ricciardo afirmou: “Eu definitivamente abordei isso. Apenas, mais uma vez, para ter certeza.
“No passado, houve uma ligeira variação. Estou na Fórmula 1 há muito tempo, mas você pode encontrar algumas diferenças.
“Então, isso foi certamente algo que eu levantei a possibilidade, se eu ainda estiver lutando antes de ser simplesmente dito que sou terrível, vamos pelo menos abordar isso e colocar tudo a descansar.”
A RB tem um assoalho atualizado para a corrida deste fim de semana em Suzuka, na tentativa de manter o sexto lugar no campeonato, mas Ricciardo avisa que isso trará melhorias mínimas.
“Não estamos subestimando, mas isso é uma pequena adição,” ele aconselhou.
“Não é algo que vai revolucionar o carro, mas é um pouco aqui e ali, então isso será bom e temos mais algumas coisas a caminho para as próximas corridas.
“Cada pequena melhoria ajuda e importa, e na batalha do meio do pelotão em que estamos envolvidos, se isso nos der meio décimo, é algo que aceitaremos de bom grado.”