Marc Márquez, com mais de uma década de experiência na MotoGP, já é um dos pilotos mais experientes da atual equipe. Além de seus muitos sucessos, ele também enfrentou adversidades, particularmente desde 2020 com lesões complicadas e o declínio no desempenho da Repsol Honda – o que o levou a se mudar para a Gresini este ano.
O #93 afirmou em uma coletiva de imprensa que se tornou mais conservador ao longo dos anos: ‘Eu tenho mais experiência, mas uma das coisas quando eu era mais jovem é que você não tem consciência do que está fazendo e então às vezes as coisas vão bem. Agora sou um pouco mais conservador em alguns pontos, mas usando mais a experiência’.
Uma coisa que Márquez descarta é ser mais rápido do que no passado: ‘No final, algumas pessoas dizem: «Depois da lesão ele será mais forte, com mais anos ele será mais forte». Eu não serei mais rápido do que no passado, porque quando você é mais jovem tem aquele extra. Mas, claro, você pode usar um pouco mais a experiência e deve usar essa experiência’.
O piloto espanhol espera manter sua trajetória atual, com uma abordagem calma, mas reconheceu que erros acontecerão: ‘Eu vou cometer erros porque somos humanos e somos os únicos que cometerão o mesmo erro duas vezes. Vamos ver se conseguimos continuar nesse caminho e, obviamente, tentar entender ou aprender com os melhores dentro da equipe Ducati’.