Na sexta-feira, a primeira sessão de treinos livres do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 foi marcada pelo acidente de Logan Sargeant na curva sete de Suzuka – que inclusive levou a uma bandeira vermelha. O piloto saiu ileso, enquanto o carro sofreu vários danos – não ao chassi, o que é um alívio, já que a equipe Grove não tem um reserva.
Em declaração ao Motorsport.com, o chefe da equipe, James Vowles, revelou a causa do erro do americano: ‘É no topo da colina, ele teve dificuldade em ver onde estava posicionado na pista. Fundamentalmente, parece que ele não percebeu onde estava, com a grama do lado de fora, e colocou uma roda na grama’.
FP1 was temporarily red-flagged after this Logan Sargeant crash #F1 #JapaneseGP pic.twitter.com/dPN5ek6CBl
— Formula 1 (@F1) April 5, 2024
Apesar dessa situação incomum, a pessoa responsável negou que haja qualquer tipo de pressão afetando Sargeant: ‘Eu estive conversando com ele a semana toda, todas essas últimas semanas, na verdade, porque este é o ponto onde você precisa manter um piloto muito próximo de você. Você deu a ele uma situação muito difícil para lidar, mesmo que não seja culpa dele [ele teve que ceder o carro para o companheiro de equipe Alexander Albon no GP da Austrália]. Mas ele tem estado honestamente em um estado de espírito muito bom esta semana e ontem à noite eu o liguei às 21:00/22:00, ele tinha uma mentalidade muito forte, ele só queria voltar ao carro e começar. Mas não com a intenção de provar ao mundo que ele merece um lugar, apenas sua abordagem normal às coisas. O que você viu aqui não foi um piloto cometendo um erro porque estava ultrapassando os limites. É um tipo de erro muito diferente’.
Sobre o estado do carro acidentado, Vowles esclareceu: ‘A extensão dos danos é muito significativa. O chassi está bem, felizmente, mas eu diria que praticamente tudo o mais não está. Então, a suspensão, a caixa de câmbio quebrou, danos extensos. Será difícil. Obviamente, faremos o nosso melhor para tentar colocar o carro de volta na pista, mas os danos são extensos. Portanto, levará algum tempo’.