Esta semana, a Liberty Media anunciou a aquisição de 86 por cento da Dorna, tornando-se assim a proprietária da MotoGP. Embora a equipe de gestão não vá mudar, isso abre um mundo de possibilidades para a classe principal do motociclismo, com grande potencial do ponto de vista de marketing e exposição na mídia.
As capacidades da empresa americana nesse sentido já foram evidentes na Fórmula 1, que adquiriu em 2017. Agora, a MotoGP espera ver o mesmo tipo de crescimento. Pit Beirer, Diretor de Motorsport da KTM, falou sobre o assunto para o SPEEDWEEK.com, expressando sua grande satisfação:
– Esta é uma notícia muito boa para nós. Quando finalmente descobrimos, ficamos realmente satisfeitos. Para nós, e para o esporte. Se você olhar para o que a Liberty Media fez e continua fazendo pela Fórmula 1 em termos de marketing esportivo, vemos isso como uma oportunidade única para levar a MotoGP ao próximo nível.
Uma figura central na MotoGP por várias décadas, Carmelo Ezpeleta continuará sendo o CEO da Dorna, com a equipe de gestão atual e a sede em Madrid também permanecendo inalteradas. Em outras palavras, uma abordagem diferente da Liberty Media em comparação com a que teve na F1, onde rapidamente trocou diretores.
Sobre Ezpeleta, Beirer comentou: ‘O que Carmelo Ezpeleta e sua equipe criaram ao longo dos anos é simplesmente excepcional. No dia a dia da MotoGP, a experiência da Dorna é de primeira classe. É realmente notável; Carmelo Ezpeleta é um líder muito forte com boas visões para o esporte e, acima de tudo, ele está bem no meio da ação. Ele se importa. Ezpeleta está onipresente em cada GP; ele pessoalmente participa da comissão de segurança toda sexta-feira. Operacionalmente, a Dorna está muito bem posicionada’.