Em 2022, a Suzuki se retirou do MotoGP, encerrando também seu envolvimento direto na fábrica no Campeonato Mundial de Endurance (EWC). Essa decisão foi tanto surpreendente quanto inesperada, mas um retorno às corridas nunca foi descartado.
Agora, Toshihiro Suzuki, o presidente do fabricante com sede em Hamamatsu, reiterou a ambição de competir novamente. No entanto, ele enfatizou que as circunstâncias atuais não permitem tal movimento.
Falando ao Corriere dello Sport, o executivo japonês explicou que, para a Suzuki reentrar nas corridas, precisa de uma linha de motocicletas de produção para corresponder—algo que a empresa atualmente não possui:
– Vencer no MotoGP tem sido muito importante para nós, é claro. No entanto, não importa muito se não temos uma gama completa e diversificada de modelos para oferecer a todos os entusiastas de motocicletas. E eu não acho que estamos nessa situação agora. Para nós, é importante oferecer rapidamente uma gama completa de produtos que possa satisfazer os motociclistas de hoje. Então, se tudo correr bem, voltaremos às corridas e voltaremos a vencer.