A Chery Automobile chinesa está próxima de alcançar um acordo para instalar sua primeira unidade de produção na Europa.
De acordo com o Governo espanhol, a Chery pode utilizar a fábrica que a Nissan usou até 2021 na Catalunha, que está inativa desde então, o que poderia ajudar a recuperar alguns dos 1600 empregos diretos perdidos com o fechamento.
Lembre-se de que a fábrica da Nissan em Barcelona foi parcialmente entregue ao fabricante espanhol de motocicletas elétricas Silence e aos grupos de engenharia locais QEV e EV Motors, que tinham como objetivo transformar essa unidade em um centro para veículos elétricos.
No entanto, a EV Motors assumiu o controle total do centro em março e agora está envolvida em negociações com a Chery.
A possibilidade de um acordo entre o Governo espanhol e a Chery Auto surge após conversas entre as duas partes que ocorreram esta semana durante a visita de uma delegação à China.
Recorde-se de que a Chery anunciou sua intenção de entrar no mercado europeu este ano com três marcas e planeja lançar novos modelos para cada uma delas, em um plano ambicioso que a empresa pretende alcançar em apenas dois anos.
O plano da Chery inclui o lançamento das marcas Omoda e Jaecoo em 2024. O crossover Omoda 5 chegará às concessionárias na primavera. A Jaecoo fará sua estreia com um SUV. A marca de luxo Exlantix deve ser lançada no mercado europeu posteriormente.