A primeira temporada de Álex Rins com a Monster Energy Yamaha foi desafiadora. O piloto alcançou um oitavo lugar como seu melhor resultado, durante uma fase em que o fabricante ainda está se reconstruindo e ainda não é competitivo.
Apesar dos resultados modestos, o espanhol expressou satisfação com a temporada e explicou seu raciocínio: ‘Se estou dizendo agora que estou feliz com um P8, é porque dei meu 100%. Todo mundo, ou muitas pessoas, sabem o que temos – a moto que temos. Neste momento, não é uma moto para lutar pela vitória’.
Rins continuou: ‘Com certeza, nesta temporada trabalhei muito em mim mesmo, em casa, na minha cabeça. Porque terminei minha temporada com a Suzuki vencendo, saltei em uma Honda e ganhei uma corrida, mas também foi difícil. Saltei em uma Yamaha, e meu melhor resultado foi um P8 em Sepang’.
Considerando o progresso feito desde que andou pela primeira vez na YZR-M1, o #42 tira conclusões positivas: ‘Muitas pessoas sabem o nível em que a moto está. Então, estou feliz porque consegui fazer progresso, consegui melhorar a moto do teste de Valência até a última rodada. Portanto, por essa razão estou feliz – mais do que pelos resultados. Todos sabem, por exemplo, como a Ducati está trabalhando, como outros fabricantes estão parecendo melhores do que nós’.