A McLaren está atualmente classificada em terceiro lugar entre as equipes mais rápidas do grid da F1 em 2024. A equipe teve um desempenho um tanto decepcionante em Suzuka, pois não conseguiu atender às suas expectativas. Embora a McLaren tenha se saído excepcionalmente bem na qualificação, durante a corrida, seu carro MCL38 não foi páreo para o SF-24 da Ferrari. O chefe da equipe McLaren acredita que eles terão dificuldades para acompanhar a equipe líder este ano.
O SF-24 da Ferrari tem apresentado um desempenho excepcional, permitindo que seus pilotos entreguem grandes atuações. Apesar da melhor qualificação da McLaren, eles enfrentaram dificuldades com compostos duros durante a corrida, resultando em uma queda em sua posição no grid. A equipe liderada por Andrea Stella terminou o GP do Japão em quarto e oitavo lugares, graças aos seus pilotos.
A McLaren está prestes a receber seu primeiro pacote de atualização em Miami, mas é improvável que isso seja suficiente para fechar a lacuna. A principal fraqueza da equipe em termos de ritmo foi exposta durante a corrida em Suzuka. O pacote de atualização inicial ajudará a melhorar seu ritmo, e Stella está tentando manter uma perspectiva positiva.
Como mencionado anteriormente, a McLaren receberá seu primeiro pacote de atualização para o MCL38 em Miami, e o chefe da equipe acredita que é nesse momento que a equipe começará a florescer. No entanto, antes disso, eles enfrentarão um obstáculo na forma do GP da China. Diferente do circuito internacional de Suzuka, que favoreceu a McLaren, o layout de Xangai representa um desafio. A equipe precisará planejar melhor para minimizar os danos causados pelo Grande Prêmio do Japão na próxima corrida. Com desenvolvimentos futuros, Stella acredita que o MCL38 será capaz de se adaptar melhor a qualquer pista, aliviando as preocupações sobre os layouts dos circuitos.
Nas quatro primeiras corridas, a McLaren marcou o dobro de pontos que a Mercedes. O plano de desenvolvimento futuro ajudará a equipe a manter sua posição no campeonato de construtores de 2024.