O mundo da F1 ficou chocado quando Hamilton anunciou sua mudança para a Ferrari em 2025, juntando-se à equipe mais bem-sucedida do esporte com o atual maior piloto de F1, o campeão mundial sete vezes. Esta notícia, revelada em 1º de fevereiro, deixou Carlos Sainz, um dos pilotos mais procurados da F1, sem emprego. Como resultado, a Mercedes, outra equipe de topo, agora precisa encontrar um piloto para fazer parceria com George Russell a partir do próximo ano, enquanto busca substituir Hamilton, que está indo para a Ferrari.
Além disso, vários pilotos atualmente na grade da F1 têm contratos expirando no final desta temporada. Isso inclui Sergio Perez da Red Bull, assim como Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo da VCARB. Sainz, aos 29 anos, tem um futuro incerto, mas supostamente tem várias opções disponíveis para ele. Essas opções incluem uma possível mudança da Ferrari para a Mercedes, vínculos com a Audi, uma potencial transferência para a Aston Martin, ou até mesmo um retorno à Red Bull.
O conselheiro de motorsport da Red Bull, Helmut Marko, confirmou as especulações em andamento sobre o futuro de Sainz. Em sua coluna pós-GP do Japão no Speedweek, propriedade da Red Bull, Marko reconheceu que os rumores de transferência começaram no início deste ano devido a vários fatores. Ele mencionou o anúncio antecipado de Hamilton, o desejo da Audi por uma decisão rápida de Sainz e a pressão da Aston Martin. No entanto, Marko deixou claro que a Red Bull Racing não fará parte dessas discussões e só revelará seus planos de pessoal no meio da temporada.
Esse desenvolvimento sugere uma mudança de abordagem por parte de Marko, que anteriormente era conhecido por sua tomada de decisões implacável. Essa mudança é evidente em sua forma de lidar com pilotos como Daniil Kvyat, Pierre Gasly e Nyck de Vries. Também destaca a influência e o respeito que Ricciardo detém dentro da organização Red Bull e da comunidade da Fórmula 1 como um todo.