Um dos grandes debates do ano na WSBK tem sido a nova regra de peso mínimo combinado para pilotos e motos, muitos pilotos fizeram declarações sobre este assunto e uma que se destaca é a de Álvaro Bautista.
O atual campeão da WSBK tem sido altamente crítico em relação a essa nova regra e começou o campeonato com muitas dificuldades para se adaptar à moto e, consequentemente, ao peso.
Em declarações controversas contra Bautista, em uma entrevista ao Motorsport-Total.com, Paul Denning acrescentou um novo debate sobre este tema: ‘Alvaro ganhou algum peso durante o inverno. Eles terminam as corridas com uma margem de segurança de meio quilo ou um quilo de combustível. É uma coisa boba de se dizer. Ele não estará carregando praticamente nenhum peso extra. Tenho certeza disso.’ Ele acrescentou – ‘Foi patético o que ele fez. Ele é um bicampeão mundial de Superbike. É compreensível que ele tenha algumas desvantagens, mas estas são superadas pelas enormes vantagens que ele tem em muitos aspectos. Eu não entendo por que ele fez tanto alarde. Ele deveria se concentrar em seu trabalho.’
No entanto, os problemas não estão no peso das motos ou dos pilotos, mas na falta de feedback disponível para os pilotos, e o chefe da equipe da Yamaha esclareceu.
– “A única razão que posso explicar é que são dados pessoais. Mas ainda comunicamos a altura e o peso de nossos pilotos em nosso folheto de PR. Não há problema com isso.