A Aprilia teve uma temporada de MotoGP um tanto inconsistente em 2024, terminando em terceiro lugar no Campeonato de Construtores, atrás apenas da dominante Ducati e KTM.
De fato, o fabricante baseado em Noale foi a única equipe além da Ducati a vencer uma corrida principal, graças a Maverick Viñales no GP das Américas. No entanto, essa também foi a única vez que subiram ao pódio em um domingo.
Ao longo do ano, Viñales, Aleix Espargaró e os pilotos da equipe satélite Trackhouse – Miguel Oliveira e Raúl Fernández – conseguiram apenas quatro outras chegadas entre os dez primeiros.
Livio Suppo, atualmente trabalhando com a Italtrans Racing Team na Moto2, comentou ao GPOne.com que foi uma temporada difícil de analisar, com certos fatores contribuintes:
– Teremos que entender porque a Aprilia deste ano é difícil de avaliar, dado que por volta da metade da temporada, eles já sabiam que Aleix Espargaró se aposentaria e Viñales deixaria a equipe. Então, Maverick tem oscilado por dez anos. É assim que ele é.