Em 2027, a MotoGP implementará novas regulamentações abordando tanto questões de desempenho quanto preocupações ambientais. Essas mudanças incluem reduções na aerodinâmica, certos dispositivos e deslocamento do motor.
Um foco principal é a sustentabilidade, com a introdução de combustível totalmente sustentável como parte do compromisso da MotoGP, FIM e Dorna em reduzir significativamente a pegada de carbono do esporte.
No entanto, as emissões não são a única forma de poluição que está sendo enfrentada. O Presidente da FIM, Jorge Viegas, compartilhou com a SportTV que os níveis de ruído na MotoGP, assim como em outras disciplinas, também serão reduzidos:
– Além de cortar apêndices aerodinâmicos, reduzir eletrônicos e diminuir o deslocamento do motor, há outras áreas que podemos abordar. Também reduziremos ligeiramente os níveis de ruído – isso será aplicado em todas as disciplinas de motocicleta. Já começamos com o off-road, o motocross está agendado para o próximo ano, e então iremos para as corridas de velocidade também. Isso precisa ser feito.