O Conselho da União Europeia (UE) deu hoje luz verde a regras para limitar as emissões poluentes de automóveis e para a durabilidade das baterias.
Em uma declaração, o Conselho da UE afirma que todos os veículos, desde automóveis de passageiros até veículos pesados de mercadorias, estão cobertos pela regulamentação Euro 7.
A regulamentação formalizará regras para “emissões de gases de escape de veículos, bem como outros tipos de emissões, como abrasão de pneus e emissões de partículas de freio” e também criará requisitos para a “durabilidade das baterias”, que também são responsáveis pela liberação de partículas poluentes.
A liberação de óxido nitroso é uma das maiores preocupações de Bruxelas nesta questão, por isso também irá endurecer as regras sobre a quilometragem e a vida útil de um carro.
Esta é a fase final deste processo, que entrará em vigor 20 dias após a publicação no Jornal Oficial da UE. Os prazos para a implementação da regulamentação variam de 30 meses para novos veículos comerciais a 60 meses para “novos sistemas, componentes ou unidades técnicas”.