David Alonso liderou a sessão de treinos livres da Moto3 no GP das Américas. Os tempos de volta ainda estavam longe dos recordes do Circuito das Américas, uma vez que foi o primeiro contato com a pista durante o fim de semana.
David Muñoz (BOE Motorsports/KTM) inicialmente liderou a sessão com suas primeiras voltas rápidas, mas logo foi superado. Embora tenha recuperado brevemente a primeira posição com sua segunda tentativa, foi novamente ultrapassado, desta vez por Iván Ortolá (MT Helmets-MSi/KTM). Mais tarde, Alonso (CFMoto Aspar) assumiu a liderança pela primeira vez.
O colombiano manteve a liderança por cerca de seis minutos e a recuperou no final dos 20 minutos iniciais, após breves períodos em que Matteo Bertelle (Rivacold Snipers Team/Honda) e Ortolá estiveram à frente. Nos últimos cinco minutos, Daniel Holgado (Red Bull GasGas Tech3) assumiu a liderança.
No entanto, Alonso registrou o tempo mais rápido no geral em sua volta final: 2m16.537s. Holgado ficou com o segundo lugar, 0.182s atrás, enquanto José Antonio Rueda (Red Bull KTM Ajo) garantiu o terceiro tempo mais rápido. Muñoz terminou em quarto, e Collin Veijer (Liqui Moly Husqvarna Intact GP) completou o top cinco, com todos os pilotos estabelecendo suas melhores voltas pessoais nas etapas finais da sessão.
Folhas de tempos: