Crédito: Dominic James
O nove vezes vencedor de Le Mans, Tom Kristensen, conversou com o piloto de carros esportivos condecorado, fornecendo uma visão técnica do DN4B, que foi utilizado durante a temporada de Can-Am de 1974 por Alan Jones, o primeiro campeão da Fórmula 1 da Williams.
Logo após sair do DN4B, Kristensen discutiu sua experiência dentro da cabine e sua interação com o carro durante a demonstração de 15 minutos no icônico Circuito de Goodwood.
“Você se senta em uma posição bastante desconfortável … seus pés estão perigosamente próximos de qualquer impacto possível com insetos,” afirmou. “Você definitivamente não quer ter uma colisão frontal com algo mais duro. [Você está] sentado muito baixo.
“Tudo funciona mecanicamente. Tem uma caixa de câmbio de 5 marchas. Quando estou na terceira marcha, não consigo virar à esquerda porque minha mão bate no pino de direção – a alavanca de câmbio.
“O motor é impressionante, tem potência e uma ampla curva de torque. Acredito que está alcançando cerca de 8000, talvez 7500 [rpm].
“Aerodinamicamente, parece que você tem aderência tanto mecânica quanto aerodinâmica.
“Há um leve subesterço. Acho que até nós podemos sentir isso depois de algumas voltas, mas provavelmente é devido à resistência do carro, que o tornava eficiente nos pequenos circuitos estreitos em que competiam na Can-Am.
“Então, obviamente, tem um entre-eixos curto, o que dá a impressão de um carro com boa aderência mecânica e uma agilidade incrível.
Tempestade em @GoodwoodRRC cortesia de Can-Am #81MM @EraMotorsport pic.twitter.com/oW4tyubcWA
“E se você pisar fundo, fica bem selvagem … Posso imaginar que eles se divertiram muito na era da Can-Am, já que esses carros eram ferozes.
Tendo pilotado vários protótipos de endurance modernos icônicos ao longo de sua brilhante carreira, Kristensen fez comparações com o papel desempenhado pela era Can-Am sem restrições.
“Existem muitas semelhanças [com protótipos de alta downforce mais recentes],” disse ele.
“Mas, é claro, cada ano traz mais eficiência e restrições dentro das regulamentações.
“Existem diferenças entre as várias décadas.
“Muitos dos princípios básicos nos protótipos atuais foram, sem dúvida, aprendidos com a Can-Am.”
Kristensen está programado para dirigir o Shadow novamente no domingo, 14 de abril, às 13:50, horário local, enquanto Goodwood conclui sua celebração da Can-Am.