Que performance de Maverick Viñales! O piloto espanhol aproveitou ao máximo sua pole position e venceu a corrida Sprint do Grande Prêmio das Américas da MotoGP, na qual não teve rivais capazes de desafiá-lo.
Bom começo para Maverick Viñales (Aprilia) e Marc Márquez (Gresini/Ducati), que ocuparam as duas primeiras posições nessa ordem, à frente de Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3/KTM). Menos sortudo foi Francesco Bagnaia (Ducati), que caiu para a décima posição.
🚦 LIGHTS OUT IN TEXAS! 🚦@PeccoBagnaia gets a terrible start as it's Maverick who leads! 🚀#AmericasGP 🇺🇸 pic.twitter.com/7q0hBVZYup
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) April 13, 2024
Na primeira volta, Takaaki Nakagami (LCR Honda) sofreu uma queda, enquanto Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) teve problemas com sua Ducati após algum contato anterior. Outro piloto que caiu foi Augusto Fernández (Red Bull GasGas Tech3/KTM).
No início da segunda volta, os três primeiros estavam agrupados de forma bastante próxima. Enea Bastianini (Ducati) estava em quarto, mas perdeu a posição para Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati) uma volta depois. Com Viñales se distanciando a uma velocidade impressionante, a batalha mais interessante era pelo segundo lugar entre Márquez e Acosta. Martín estava se aproximando. O próximo piloto a se retirar foi Joan Mir (Repsol Honda), após uma queda a sete voltas da bandeira quadriculada.
Maverick has set sail! 🚀
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) April 13, 2024
He's far quicker than everyone else at the moment! 🔥#AmericasGP 🇺🇸 pic.twitter.com/3uuZszj1pn
Na metade da corrida, Acosta não conseguiu segurar Martín, que então pôde tentar desafiar Márquez. Mais atrás, a equipe oficial da Ducati estava se saindo desastrosamente. Bastianini havia caído para a sétima posição, enquanto Bagnaia não conseguia sair da décima posição. Outro revés para a Honda ocorreu quatro voltas antes do fim, com Johann Zarco (LCR Honda) caindo.
Logo depois, Bagnaia finalmente conseguiu entrar nas posições que pontuam: ele subiu para nono com uma ultrapassagem em Franco Morbidelli (Prima Pramac/Ducati).
Nas etapas finais, Márquez conseguiu reduzir a diferença para Viñales, mas o piloto da Aprilia manteve uma margem relativamente confortável e até a estendeu novamente. Enquanto isso, havia um grupo de oito pilotos lutando pelas últimas posições que pontuam, incluindo Bagnaia, que subiu para oitavo na volta final.
Sem rivais capazes de desafiá-lo, Viñales confirmou a vitória, superando Márquez. Martín garantiu o terceiro lugar à frente de Acosta, enquanto Aleix Espargaró (Aprilia) completou o top cinco. Bastianini se recuperou para o sexto lugar à frente de Jack Miller (Red Bull KTM), Bagnaia terminou em oitavo, e Raúl Fernández (Trackhouse Racing/Aprilia) concluiu em nono.
Resultados: