Um domingo histórico na MotoGP. Maverick Viñales venceu o GP das Américas na MotoGP após uma recuperação após um começo ruim, confirmando sua superioridade em Austin ao vencer com um terceiro fabricante diferente.
Começo forte de Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3/KTM), que assumiu a liderança à frente de Enea Bastianini (Ducati)… que seria ultrapassado por Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati), Jack Miller (Red Bull KTM), Marc Márquez (Gresini/Ducati) e Francesco Bagnaia (Ducati) na primeira volta.
🚦 WE'RE GO IN TEXAS 🚦
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) April 14, 2024
HOLESHOT TO @37_pedroacosta! Maverick's had a nightmare start! 🤯#AmericasGP 🇺🇸 pic.twitter.com/b07UTfxCZ7
O pole position, Maverick Viñales (Aprilia), teve um início ruim e caiu no ranking: ele estava em nono lugar ao final da primeira volta. Na frente, Acosta, Martín e Miller ocupavam as posições do pódio nessa ordem. Na segunda volta, Bagnaia atacou com sucesso Márquez, subindo para quarto. O espanhol fez contato com Miller em uma tentativa de ultrapassagem e sofreu danos leves na moto.
No giro seguinte, Bagnaia e Márquez conseguiram ultrapassar Miller. Acosta estava sendo atacado por Martín, mas teve uma resposta… até que na quarta volta, o vice-campeão do ano passado completou a ultrapassagem. Acosta foi então ultrapassado por Márquez e Bagnaia, que se tornaram segundo e terceiro, respectivamente.
Com 16 voltas restantes, Márquez tentou passar Martín na curva 20, e a manobra quase deu errado para ambos. O campeão mundial de oito vezes perdeu duas posições, caindo para quarto, enquanto o piloto da Pramac manteve a liderança. No início da volta 7, Acosta produziu mais um momento impressionante com uma ultrapassagem superb sobre Bagnaia. O italiano então perdeu a posição para Márquez também.
Making moves like he's a veteran! ✅#AmericasGP 🇺🇸 pic.twitter.com/ihWF5MxKyw
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) April 14, 2024
Após o início ruim, Viñales foi se recuperando gradualmente e, na volta 8, já estava em quinto lugar. Ele estava a pouco mais de dois segundos do líder e, com 12 voltas restantes, ultrapassou Bagnaia para subir para quarto. Uma volta depois, foi a vez de Márquez passar Martín e subir para a segunda posição.
A recuperação do #93 continuou na volta 11, chegando até a liderança. No entanto, ele colidiu na Curva 11 e foi forçado a se retirar. Acosta então reassumiu a liderança, com Martín em segundo e Viñales em terceiro. A batalha pelo pódio foi intensa, e com nove voltas restantes, Viñales superou Martín… antes de também ultrapassar Acosta para assumir a liderança.
BATMAV LEADS! 🦇
— MotoGP™🏁 (@MotoGP) April 14, 2024
From 11th to 1st! An incredible comeback! 📈#AmericasGP 🇺🇸 pic.twitter.com/thTc1K8gDg
Faltando cinco voltas para o fim, Martín teve sua posição no pódio ameaçada: ele foi atacado por Bastianini, mas conseguiu segurar a posição. Na liderança, Viñales começou a se distanciar. O espanhol conseguiu se manter à frente da concorrência para garantir sua primeira vitória com a Aprilia.
No que diz respeito a Acosta, ele teve que se contentar com o segundo lugar, retornando ao pódio. Bastianini acabou ultrapassando Martín e fechou o pódio, com Bagnaia em quinto. Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46/Ducati) alcançou seu melhor resultado do ano em sexto, à frente de Aleix Espargaró (Aprilia).