O Grande Prêmio de MotoGP das Américas não deixou boas lembranças para a Honda. As motos do fabricante japonês foram claramente as menos competitivas em Austin. Joan Mir não conseguiu terminar a corrida principal, aposentando-se devido a uma queda enquanto tentava recuperar posições.
O piloto de Palma de Mallorca reconheceu que teve um início ruim e, mais tarde, quando conseguiu encontrar um ritmo, caiu após perder o controle da RC213V.
– Eu fiz um início super ruim, e a questão quando você faz um início super ruim estando na última fila, é que você fica por último na primeira curva. Então eu comecei a colocar um pouco de ritmo. Estamos tendo muitos problemas no momento, e uma vez que consegui mais ou menos me aquecer, pegar o grupo que estava na frente, que era o grupo onde estava o Fabio [Quartararo], os caras da Aprilia, eu perdi a traseira na curva 6 e então eu caí.
Nas próximas semanas, a Honda terá dois testes importantes, como Mir revelou: ‘Não há muito o que dizer. É uma pena, mas não estamos no caminho certo de forma alguma. Temos um teste importante em Montmeló, e depois em Jerez teremos outro. Lá entenderemos se fizemos um progresso ou não para a metade da temporada’.