Já falamos sobre o fabricante de motocicletas chinês Dayang quando lançou seu scooter ADV 350, que era muito semelhante a um modelo japonês. Ficou claro que a Dayang havia se inspirado na Honda. Para adicionar a isso, a empresa incluiu tecnologia sofisticada, como câmeras embutidas, que a Honda não tinha.
E a Dayang está de volta com sua própria “interpretação” de uma cruiser de cilindrada dupla, fazendo muito pouco para manter suas inspirações americanas em segredo.
Nomeada TMV 450 Timo, esta moto segue uma série de elementos de estilo das cruisers americanas, como Harley-Davidson e Indian Motorcycle. Sua postura baixa é característica de um V-twin americano e, na minha opinião, parece uma mistura de elementos encontrados em motos como a Harley-Davidson Nightster e a Indian Scout Bobber.
Ela é, no entanto, menor do que as motos que idolatra e parece se encaixar no mesmo segmento de motos como a Honda Rebel 500. É importante notar que motos cruisers de média cilindrada como esta surgiram nos últimos anos, com entradas notáveis no mercado, incluindo a Kawasaki Eliminator e a CFMOTO 450 CL-C.
O que torna a Dayang TMV 450 Timo interessante, no entanto, é a tecnologia que está por trás da superfície. Embora possa ser considerada uma reprodução óbvia das motos cruiser americanas, a Dayang fez grandes esforços para dar a esta máquina mais substância. Para começar, ela é equipada com um motor de dois cilindros de 450 cc – uma clara mudança em relação às motos cruiser de cilindros duplos de tamanho médio que vemos hoje.
Como uma verdadeira moto cruiser, a TMV envia potência para a roda traseira através de uma transmissão por correia. A Dayang também incluiu alguns extras, como controle de tração, ABS e um display colorido. A suspensão consiste em um par de amortecedores traseiros e uma robusta suspensão invertida na frente.
Na verdade, é fácil se deixar levar pelo charme de motos como esta, especialmente quando seus preços são uma fração dos seus concorrentes mais comuns. No caso da Dayang, a TMV 450 Timo ainda não teve seu preço definido para o mercado global, mas se e quando for lançada, provavelmente será uma das opções mais acessíveis no mercado de cruisers de entrada.