Milhares de veículos importados estão atualmente armazenados em vários portos marítimos na Europa, muitos deles vindos da China.
De acordo com a “Automobilwoche”, vários fabricantes alugaram grandes espaços perto dos principais portos europeus para armazenar veículos para os quais ainda não têm clientes.
“Essa situação atualmente afeta todos os portos europeus onde grandes números de veículos chegam”, disse Gert Ickx, porta-voz dos portos belgas de Antuérpia e Zeebrugge, à Automobilwoche.
Agravando a situação, estão vários fatores, incluindo uma queda nas vendas. “Também há falta de capacidade para transportadoras levarem novos carros via veículos pesados”, acrescentou Gert Ickx.
A situação relatada pela Automobilwoche foi recentemente confirmada ao “Financial Times” pelo Secretário-Geral da Associação de Carros de Passageiros da China, Cui Dongshu, que revelou que tem sido difícil para os fabricantes de carros chineses agendar transporte terrestre dentro da Europa.
De acordo com especialistas em cadeia de suprimentos e executivos da indústria automotiva citados pelo Financial Times, os fabricantes de carros chineses não estão vendendo seus produtos tão rapidamente quanto esperavam, levando a alguns carros a ficarem estacionados nesses parques perto dos principais portos europeus por um longo tempo.
Essa situação nos portos europeus ocorre em um momento em que fabricantes de carros chineses, como BYD, XPeng e SAIC, decidiram aumentar suas exportações para a Europa em um esforço para manter suas fábricas funcionando e atender à demanda por veículos elétricos de baixo custo no mercado europeu.