O Grande Prêmio das Américas apresentou uma Honda na parte de baixo do pelotão, sem ritmo para lutar por mais do que tentar evitar as últimas posições. Luca Marini foi o único piloto da fabricante japonesa a terminar tanto na corrida Sprint quanto na corrida principal.
Quando questionado se o motor RC213V é uma das áreas que estão sendo trabalhadas, o #10 respondeu: ‘É hora de trazer tudo novo, não é apenas o motor. Estamos lutando em todos os lugares, precisamos entender por que todos melhoraram tanto em comparação ao ano passado’.
Do Grande Prêmio das Américas, Marini afirmou: ‘Acho que os pneus e a pista aqui [em Austin] especialmente melhoraram muito. E estamos perdendo algo, porque acho que este ano a moto é diferente, mas não de uma boa maneira’.
Segundo o italiano, qualidades da moto foram perdidas, e os defeitos não foram suficientemente melhorados: ‘Perdemos nossos pontos fortes da moto do ano passado, mas ganhamos algo nas fraquezas em comparação com a moto do ano passado. Mas não ganhamos o suficiente’