A montadora chinesa Chery Automobile agora terá uma fábrica na Europa, após assinar um acordo na terça-feira com a empresa espanhola EV-Motors para assumir a antiga fábrica da Nissan na Catalunha.
As duas empresas criaram uma joint venture, que permitirá ao fabricante chinês produzir seus modelos na Espanha, tornando-se sua primeira unidade de produção na Europa.
Segundo um comunicado da EV Motors, a produção da Chery Automobile começará ainda este ano e ajudará a recuperar parte dos 1600 empregos diretos que foram perdidos com o fechamento da fábrica da Nissan em 2021.
Vale ressaltar que a fábrica da Nissan em Barcelona foi parcialmente assumida pelo fabricante espanhol de motocicletas elétricas Silence e pelos grupos de engenharia locais QEV e EV Motors, com o objetivo de transformar a unidade em um centro para veículos elétricos. No entanto, a EV Motors adquiriu o controle total do centro em março.
Enquanto isso, a Chery planeja lançar as marcas Omoda e Jaecoo no mercado europeu este ano. O crossover Omoda 5 chegará às concessionárias na primavera, enquanto a Jaecoo fará sua estreia com um SUV. A marca de luxo Exlantix deve ser lançada no mercado europeu posteriormente.