A Nissan decidiu renovar o Qashqai, o “best-seller”, com um novo visual mais ousado para se alinhar com os últimos modelos da marca, a fim de manter o status do SUV que vendeu mais de 350.000 unidades na Europa desde o seu lançamento.
Assim, o Qashqai renovado apresenta uma estética mais elegante graças a um design reestruturado, com uma seção frontal mais agressiva inspirada nos padrões dos capacetes de samurai. Portanto, a grade foi completamente redesenhada para criar uma primeira impressão mais marcante, com um acabamento preto e um acabamento em cromo acetinado, imitando uma armadura japonesa.
A assinatura luminosa também foi alterada, agora aparecendo com faróis esguios que emolduram a grade, enquanto as luzes de circulação diurna mantêm a forma de bumerangue, mas agora com um ângulo muito mais aberto.
A traseira é marcada por um novo conjunto de lanternas traseiras com tecnologia LED transparente, e um para-choque que foi redesenhado para transmitir uma aparência mais esportiva.
Os acabamentos exteriores incluem, dependendo da versão, elementos em cromo acetinado ou ‘preto brilhante’, rodas de 18” redesenhadas como padrão, enquanto para as versões superiores, há novas rodas de liga de 19″ e 20”. Além disso, a Nissan anunciou uma paleta de 13 cores para a carroceria, oito cores sólidas e cinco cores bicolores, três das quais são novas: branco, preto pérola e Verde Oceano.
No interior, o destaque é a atualização tecnológica, com um sistema de infotainment com gráficos melhorados e velocidade de processamento mais rápida, agora integrando serviços do Google, como Google Play, navegação do Google Maps e Google Assistant ativado com a frase ‘Hey Google’, conectividade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Em termos de tecnologias de segurança, o Qashqai renovado recebeu um impulso nos sistemas de assistência ao condutor, com o Nissan Connect permitindo a exibição em tempo real da localização do carro. Além disso, o sistema Around View Monitor proporciona uma visão aprimorada utilizando quatro câmeras, com a câmera frontal oferecendo um ângulo de 200 graus.
Além disso, o Qashqai atualizado também apresenta uma ampla gama de sistemas de assistência à condução, como Detecção de Ré, que detecta o tráfego traseiro, e Assistência Inteligente de Velocidade, que exibe o limite de velocidade atual no painel de instrumentos. O Gravador de Dados de Evento, uma caixa preta digital que armazena dados das últimas horas de condução, agora é equipamento padrão em todas as versões.
A Nissan também introduziu uma função personalizável no Qashqai renovado, o Modo Personalizado de Assistência ao Motorista, que permite ajustar a intervenção de alguns sistemas de segurança para melhor adaptá-los ao estilo de condução.
Quanto aos motores, o Qashqai não traz novidades, mantendo a gama de motores já conhecida de 1,3 litro “mild hybrid” a gasolina com duas potências, 140 e 158 cv, assim como a versão “full hybrid” e-Power de 1,5 litros com 190 cv.