A motocicleta Kaneda da série de desenhos animados Akira e do filme de anime homônimo inspirou muitas cópias únicas ao longo das últimas quatro décadas. Mas a aceleração relativamente recente da tecnologia e fabricação de motocicletas elétricas significa que algo muito semelhante finalmente se torna mais viável em uma escala de produção maior.
Rapid, uma marca de scooters elétricas supervisionada pela empresa tailandesa Smartech Motor, apresentou sua K-1988 como um protótipo destinado à produção no Salão Internacional de Motocicletas de Bangkok, e embora seja branca e não a moto vermelha do protagonista Shōtarō Kaneda, não há dúvida sobre sua inspiração. Chamado de K-1988 (certamente “K” é por Kaneda e “1988” para marcar a data de lançamento do filme de anime Akira), a moto é essencialmente uma grande scooter elétrica, mas com um assento distintamente baixo, posição de pilotagem com os pés para frente e um estilo retro-futurista.
O motor elétrico inclui um motor de 15 kW (o que equivale a 20 hp em termos mais familiares) que permite uma velocidade máxima de 140 km/h, e a afirmação da Rapid de um alcance de 199,5 km parece bem ao alcance. Embora a moto suporte um plugue de carregamento Tipo 2, um padrão capaz de produzir até 22 kW, não há reivindicações extravagantes sobre a velocidade de carregamento, com a Rapid sugerindo que uma carga completa leva duas horas. A moto também possui ABS e controle de tração, indicando que o protótipo é destinado a ser um modelo de produção e não apenas uma atração visual no estande da feira.