Maverick Viñales dominou o Grande Prêmio das Américas da MotoGP, e nem mesmo a queda da pole position para o 11º lugar na primeira volta o impediu de ser o vencedor. Tal desempenho do piloto e da Aprilia rendeu elogios de Carlo Pernat.
Em sua análise habitual para o site GPOne.com, o manager do piloto destacou o desempenho da Aprilia e do piloto espanhol, considerando que o fabricante de Noale agora é capaz de enfrentar a Ducati em pé de igualdade:
– Um final de semana inteiro que a Aprilia dominou, tanto do ponto de vista técnico quanto do piloto. Viñales parece um piloto completamente diferente agora; ele é consistente e lamenta a oportunidade perdida em Portimão, onde perdeu pontos. Acredito que neste momento, a Aprilia tem uma moto que pode competir com a Ducati, em parte por causa do domínio de Viñales.
Sobre o desempenho do vencedor, Pernat acredita que se não fosse pelo início menos que estelar, Viñales poderia ter terminado confortavelmente à frente: ‘Ele dominou todo o final de semana e teve uma corrida fantástica com um ritmo incrível. Ele se recuperou de um início ruim do 11º lugar e subiu ao topo da classificação. Com um melhor início, ele poderia ter vencido com uma vantagem de 4 segundos. Este foi o destaque deste GP’.