A Ducati permanece no topo do Campeonato de Construtores e de Equipes da MotoGP após o Grande Prêmio das Américas. No entanto, sua margem diminuiu com os resultados de Austin.
No Campeonato de Equipes, a Ducati Lenovo Team está liderando, sendo a primeira a ultrapassar a marca de cem pontos com 109 pontos. No entanto, com as vitórias de Maverick Viñales, a Aprilia subiu da quarta para a segunda posição e agora está apenas 14 pontos atrás – antes do Grande Prêmio das Américas, essa posição era ocupada pela Prima Pramac, que estava 16 pontos atrás da Ducati.
A Red Bull KTM caiu para a quarta posição, agora apenas dez pontos à frente da equipe satélite Red Bull GasGas Tech3. A Gresini está em sexto lugar com 50 pontos, enquanto a Monster Energy Yamaha é a oitava com 22 pontos. Abaixo dos fabricantes japoneses estão a Trackhouse Racing em nono com 20 pontos, Repsol Honda e LCR Honda com sete pontos cada.
No que diz respeito ao Campeonato de Construtores, a Ducati mantém sua liderança à frente da KTM, mas o fabricante de Mattighofen ganhou um ponto, reduzindo a diferença para 20 pontos. A Aprilia, em terceiro, está 24 pontos atrás, seguida pela Yamaha com 19 pontos acumulados. A Honda é a quinta e última, com os mesmos oito pontos que tinha antes de Austin.