XANGAI, CHINA – 18 DE ABRIL: Max Verstappen da Holanda e Oracle Red Bull Racing conversam com Sergio Perez do México e Oracle Red Bull Racing no Paddock durante as prévias do Grande Prêmio da China de Fórmula 1 no Circuito Internacional de Xangai em 18 de abril de 2024 em Xangai, China. (Foto de Mark Thompson/Getty Images)
Na sua quarta temporada desde a introdução, a Fórmula 1 ainda está ajustando o formato da Corrida Sprint e, para 2024, também haverá mudanças que eliminarão o conceito de “Sábado Sprint”.
Em 2023, um fim de semana Sprint começava com o FP1 na sexta-feira, seguido pela qualificação para o Grande Prêmio de domingo. O sábado consistia na Qualificação Sprint e na Corrida Sprint.
Para este fim de semana na China, o formato será o seguinte: o FP1 será seguido pela qualificação Sprint na sexta-feira, enquanto a ação de sábado começará com a Corrida Sprint, seguida pela qualificação para o Grande Prêmio no domingo.
As equipes têm permissão para ajustar a configuração de seus carros após a Corrida Sprint e antes da qualificação principal, resultando em dois parc fermes separados para este fim de semana. Um após o FP1 e outro após a qualificação principal.
Falando com a imprensa no Circuito Internacional de Xangai, incluindo o GrandPrix247, Verstappen foi questionado sobre o novo formato Sprint. Ele afirmou: “Acho que faz mais sentido. E para mim, acho que o aspecto mais frustrante antes era que, após o FP1, você ia para a qualificação e se não, digamos, acertasse a configuração, ficava preso a isso pelo resto do fim de semana, e isso pode realmente prejudicar seu fim de semana. E agora, pelo menos temos mais algumas oportunidades para tentar torná-lo impecável. Acho que isso é melhor para o automobilismo em geral.”
Quando questionado sobre os desafios de ter o primeiro fim de semana de Sprint de 2024 em uma pista onde a F1 correu pela última vez em 2019 com carros diferentes, Verstappen respondeu: “Eu acho que com os carros novos, isso será um pouco desconhecido. Do lado da pista, parece que pintaram sem recapeamento,” ele observou, referindo-se ao tratamento da superfície de asfalto que a pista recebeu, um processo comumente usado em estradas nos Estados Unidos e na Ásia.
O piloto da Red Bull acrescentou: “Então, eu não sei como isso afeta a aderência da pista, mas é o mesmo para todos. Nós só precisamos ter um bom FP1, esperançosamente, onde não precisemos fazer muitos ajustes no carro. Isso realmente nos ajudará a começar bem,” concluiu Verstappen.
(Reportagem de Agnes Carlier de Xangai)
© 2024