Durante os treinos livres e a qualificação para a corrida Sprint do Grande Prêmio da Fórmula 1 da China, uma situação bastante incomum foi testemunhada – a grama nas áreas de escape pegou fogo espontaneamente.
Em ambas as ocasiões, a situação ocorreu na curva sete. No FP1, isso levou a uma bandeira vermelha, enquanto na qualificação para a corrida Sprint, o início do Q2 foi adiado.
Como choveu muito na área do circuito esta semana, e considerando a extensão das chamas, apenas as faíscas resultantes da passagem dos carros não explicam tudo – embora sejam parcialmente responsáveis pela ignição.
De acordo com o Motorsport.com, existem várias explicações possíveis. Uma delas é uma possível liberação de gás metano, considerando os solos alagadiços sobre os quais a pista de corrida foi construída. Outra explicação poderia ser um tratamento químico da grama para melhorar sua aparência.
É certo que nada anormal foi detectado na área durante as inspeções da FIA. Agora, um exame mais detalhado será realizado para prevenir que esses incêndios voltem a ocorrer ao longo do restante do fim de semana.