A longa e bem-sucedida carreira de Valentino Rossi na MotoGP terminou em 2021, mas isso não significou que ele se aposentou das pistas. Ele se mudou para as corridas de carros, primeiro no GT World Challenge Europe e agora no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) – fazendo sua estreia em um Campeonato Mundial da FIA este ano. Ele faz parte da equipe WRT de Vincent Vosse, pilotando um BMW.
Em uma entrevista no canal do YouTube do WEC, o lendário italiano explicou por que escolheu carros GT3: ‘Eu sempre quis competir com carros. Durante minha carreira de motocicleta, tentei entender onde, porque eu também gosto de rali, por exemplo. Mas ao longo dos anos percebi que o lugar certo é o GT3: porque é um bom carro, é rápido, os tempos de volta são semelhantes aos da MotoGP, e você se diverte dirigindo’.
Sua equipe desde que entrou nas corridas de carros tem sido a WRT, e Rossi explicou o motivo dessa escolha: ‘Conversei mais ou menos com todos os fabricantes, mas Vincent foi quem mais me convenceu, porque ele veio a Tavullia e basicamente falou sobre corridas, não sobre relações públicas. Vincent tinha um programa, ele disse: “Fazemos isso, isso, desta maneira”, e estou muito feliz por ter escolhido a WRT’.
Sobre a colaboração com a BMW, que começou em 2023, Il Dottore comentou: ‘É crucial. Eu dirijo o carro, mas não sou um piloto de fábrica. Quando Vincent me falou sobre a possibilidade com a BMW, fiquei muito feliz porque realmente gosto da BMW, sempre tive BMWs nos últimos 20 anos. E especialmente me sinto muito mais envolvido, com muito mais apoio da equipe de fábrica. Isso é uma grande motivação para crescer e dar o meu melhor’.