Como é conhecido, em 2027, a MotoGP terá um novo regulamento técnico, resultando em diferenças significativas nas motos. Não há detalhes oficiais sobre o processo ou o que as futuras regras podem envolver, mas há alguns vazamentos.
De acordo com o SPEEDWEEK.com, há um ponto nas discussões que está causando muita divisão entre os fabricantes. Isso diz respeito ao congelamento do desenvolvimento – em outras palavras, limitar ou suspender o desenvolvimento das motos a partir de um certo ponto.
Uma situação semelhante já ocorrerá em 2025 e 2026, uma vez que o acordo provisório para os novos regulamentos pressupõe uma paralisação no desenvolvimento das motos nos dois anos anteriores. No entanto, nem todos estão satisfeitos com isso.
Alguns veem essa medida como inadequada, mesmo sob a perspectiva de controle de custos – e um dos pontos das novas regras é a contenção orçamentária, que atualmente é substancial e tem crescido com a corrida pela aerodinâmica.
Enquanto a Aprilia, Ducati e KTM são a favor do congelamento da homologação até o final de 2027, Honda e Yamaha discordam – o que é compreensível, considerando a atual situação competitiva que os fabricantes japoneses estão enfrentando. E, posteriormente, a Aprilia pode ter mudado sua posição, considerando que é inevitável desenvolver as motos em 2025 e 2026.