Emoções fortes nas estradas do Rally da Croácia, a quarta etapa do Campeonato Mundial de Rally (WRC). Após oito etapas, nada separa os dois primeiros colocados na classificação geral, e o terceiro também não está muito longe.
Após o domínio de Thierry Neuville (Hyundai) pela manhã, a tarde de sexta-feira começou com o belga impondo o ritmo na SS 5 (Platak 2), sendo 1,5s mais rápido que Elfyn Evans (Toyota). Sébastien Ogier (Toyota) registrou o terceiro tempo mais rápido.
Poder-se-ia pensar que Neuville continuaria se destacando no topo, mas na próxima etapa ele foi prejudicado por um furo. Evans aproveitou, estabeleceu o tempo mais rápido e tirou exatamente dez segundos de seu rival, ficando 0,1s à frente na classificação geral. Ott Tänak (Hyundai) registrou o terceiro tempo mais rápido em Ravna Gora-Skrada.
Na SS 7 (Jaškovo-Mali Modruš Potok 2) houve a primeira mudança de líder. Ogier foi o mais rápido com uma vantagem de 0,3s sobre Evans, com o britânico subindo ao topo da classificação geral após Neuville ter registrado o quarto tempo mais rápido. Tänak ficou entre eles.
O dia terminou na etapa Krašić-Sošice com a oitava especial, na qual Ogier dominou ao vencer Adrien Fourmaux (M-Sport Ford) por 9,2s. Neuville foi o terceiro a 9,4s, com Takamoto Katsuta (Toyota) em quarto, Tänak em quinto e Evans em sexto.
Os tempos determinaram que, ao final da sexta-feira, Neuville e Evans estão empatados no topo da classificação geral, com Ogier em terceiro, apenas 6,6s atrás. Mais atrás está o quarto colocado Tänak, 41,1s atrás, com Fourmaux em quinto a 52,7s.
Nikolay Gryazin (Citroën) foi o vencedor de todas as etapas da tarde no WRC2 e WRC2 Challenger. No WRC2, o piloto que compete sob a nacionalidade búlgara tem uma vantagem de 31,3s sobre Yohan Rossel (Citroën), enquanto no WRC2 Challenger ele está 2m02.5s à frente de Pepe López (Skoda) – que é o terceiro no WRC2.
Na classificação do WRC3, Romet Jürgenson continua a dominar. O estoniano, que dirige um Ford, já tem uma vantagem de 1m04.3s sobre Tom Rensonnet (Ford), embora tenha estabelecido o ritmo em apenas uma das especiais da tarde. Taylor Gill (Ford) subiu para o terceiro lugar, trocando de posição com Norbert Maior (Ford) na SS8.
Classificação:
The leaderboards after Friday#WRC | #CroatiaRally 🇭🇷 pic.twitter.com/JRxMbu8Av6
— World Rally Championship (@OfficialWRC) April 19, 2024