Após um início difícil na temporada, Jonathan Rea está de volta aos seus melhores resultados no Campeonato Mundial de Superbike. Neste sábado em Assen, ele conquistou sua primeira pole position com a Pata Prometeon Yamaha.
A Superpole foi disputada em condições de chuva. Durante os 15 minutos de sessão, o experiente piloto britânico esteve constantemente na liderança. Ele foi ultrapassado quatro vezes – três por Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati) e uma vez por Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW).
No entanto, cerca de cinco minutos do fim, Rea cravou um tempo que ninguém conseguiu superar – 1m42.650s. Com isso, ele foi apenas 94 milésimos mais rápido que Bulega, que não melhorou até o final. Razgatlioglu terminou em terceiro, 0.353s atrás, seguido pelos irmãos Sam (Elf Marc VDS/Ducati) e Alex Lowes (Kawasaki).
Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha) fecha a segunda fila do grid para a primeira corrida e para a corrida da Superpole, enquanto Álvaro Bautista (Aruba.it Ducati) foi menos competitivo na chuva e conseguiu apenas a sétima posição.
Resultados: