Nicholas Spinelli foi o vencedor improvável da primeira corrida do Campeonato Mundial de Superbike em Assen, garantindo a vitória em sua primeira aparição no campeonato. A corrida foi interrompida com sete voltas restantes devido a uma quantidade significativa de óleo na pista, justo quando o italiano estava liderando, mas parecia prestes a perder muitas posições. Vale ressaltar que Spinelli está competindo nesta etapa do campeonato como substituto do lesionado Danilo Petrucci.
As condições eram desafiadoras no início da corrida. A pista estava molhada, mas o sol estava brilhando. Alguns pilotos optaram por pelo menos um pneu slick, mas assim que a corrida começou, uma forte chuva começou, prometendo agitar as coisas.
🚀 #WorldSBK A CORRIDA 1 COMEÇOU aqui em Assen! 🚀@jonathanrea assume a posição de liderança na primeira curva🔥#DutchWorldSBK 🇳🇱 pic.twitter.com/wZKPxvQrKI
— WorldSBK (@WorldSBK) 20 de abril de 2024
Bom início de Jonathan Rea (Pata Prometeon Yamaha) para manter a liderança a partir da pole position, enquanto Andrea Iannone (Team GoEleven/Ducati) subiu para a segunda posição. No entanto, Rea perdeu posições logo no início, enquanto Nicholas Spinelli (Barni Spark Racing Team/Ducati) surpreendeu com pneus intermediários e não apenas subiu para a primeira posição, mas também se distanciou do pelotão.
Incrível linha tomada por Nicholas Spinelli para assumir a liderança 📈#DutchWorldSBK 🇳🇱 pic.twitter.com/O5vSIX4l5u
— WorldSBK (@WorldSBK) 20 de abril de 2024
Após duas voltas, o novato italiano já tinha uma impressionante vantagem de nove segundos sobre Axel Bassani (Kawasaki), com Iannone em terceiro e Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW) em quarto. As posições na frente estavam mudando, e apenas dois pilotos mantinham consistentemente posições no pódio: Spinelli e Bassani.
Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha) encontrou-se em segundo lugar na quarta volta, momento em que Spinelli já tinha uma vantagem de mais de 24 segundos. A chuva parou e o sol começou a brilhar, prometendo agitar a corrida mais uma vez—especialmente para Spinelli, que estava com pneus para pista molhada. Na quarta volta, Iannone caiu e se retirou.
Nicholas Spinelli lidera com uma vantagem de 24.359s 🚀#DutchWorldSBK 🇳🇱 pic.twitter.com/25h48zhF6G
— WorldSBK (@WorldSBK) 20 de abril de 2024
Enquanto o líder permanecia bem à frente, o restante do grupo estava próximo, com constantes mudanças de posição. À medida que a chuva cessou, a vantagem de Spinelli começou a diminuir gradualmente. Razgatlioglu assumiu a segunda posição, e Álvaro Bautista (Aruba.it Ducati) estava em terceiro na oitava volta de 21. O líder estava 21 segundos à frente, e apenas o primeiro setor lhe permitia se distanciar dos perseguidores.
À medida que as voltas passavam, ficou evidente que Spinelli teria dificuldades para manter a liderança: sua margem estava diminuindo, com os pneus intermediários se tornando uma desvantagem na pista que secava. Bautista estava em segundo lugar, conseguindo abrir uma pequena distância sobre Razgatlioglu.
Na volta 14, houve uma mudança na segunda posição, com Razgatlioglu ultrapassando Bautista de maneira espetacular, assim iniciando a perseguição a Spinelli. Um golpe do destino ocorreu sete voltas antes do final. Justo quando parecia que Spinelli seria inevitavelmente ultrapassado e engolido pelo grupo, uma bandeira vermelha foi exibida devido ao óleo na pista deixado pela Yamaha de Locatelli quando o motor falhou momentos antes.
A direção da corrida decretou que a corrida não seria retomada, já que dois terços da distância haviam sido completados. Assim, Spinelli foi declarado o vencedor, com Razgatlioglu em segundo e Bautista completando o pódio. Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha) e Alex Lowes (Kawasaki) completaram o top cinco à frente de Rea.
Resultados: