Francesco Bagnaia já renovou seu contrato com a Ducati na MotoGP até 2026, deixando a questão de quem será seu companheiro de equipe. Enea Bastianini atualmente ocupa o assento, mas está no final de seu contrato. Ele é o segundo no Campeonato Mundial, atrás de Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati), que é outro forte candidato para a vaga. Ricard Jové acredita que a decisão será tomada em menos de dois meses.
No podcast Dura la Vita, o especialista afirmou: ‘Quem lidera o campeonato? Martín. Quem é o segundo? Bastianini. Quem está lutando pela vaga oficial? Ambos. Então, isso é uma demonstração de ‘aqui estou eu,’ e é bonito porque sabemos que de agora até Mugello, as vagas serão decididas’.
Jové então explicou por que ele acha que a questão da vaga na Ducati será resolvida até o Grande Prêmio da Itália no início de junho: ‘As incertezas já estão esclarecidas. O campeão do mundo já renovou, e Fabio [Quartararo] também o fez. A chave agora está com a Ducati. Mas eu acho, e o bom senso me diz, que dentro da estrutura de contratação da Ducati, eles têm que ir devagar e tentar fazer isso com base na meritocracia para ser justo. Eles têm que fazer isso em breve porque está claro que Jorge Martín fez uma jogada e tem cartas na manga. Eu acho que ele ficará, e eles o contratarão para a equipe oficial’.
O comentarista espanhol exclui Marc Márquez da equação, atualmente com a Gresini: ‘Para mim, Marc não está nesse jogo porque eu o vejo em outro lugar’.