A Yamaha está atualmente enfrentando uma crise nos resultados da MotoGP, esforçando-se diligentemente para retornar a boas performances. Cal Crutchlow faz parte do processo como piloto de testes e acredita no trabalho que está sendo realizado.
No podcast OMG! MotoGP, o piloto britânico enfatizou que a renovação de Fabio Quartararo até 2026 é uma prova disso: ‘Honestamente, não sei qual é o plano deles para as novas regulamentações em 2027. Não tenho ideia. Precisa voltar para a frente, em primeiro lugar. E eu acho que com Fabio se comprometendo, eles confiando em Fabio e Fabio confiando neles, isso mostra que estão trabalhando na direção certa’.
Crutchlow destacou que Quartararo conhece a equipe e o potencial que a moto tinha no passado: ‘Se você falar no mercado de pilotos, ele tinha algum outro lugar para ir? Eu não sei. Mas eu acredito que ele está com eles há muito tempo, ele sabe do que eles são capazes, ele conhece a moto que costumava pilotar, que é a moto que eu também testei uma vez, e era fenomenal – a moto de 2019, a moto de 2020, que Franco Morbidelli estava pilotando naquele ano, era inacreditável’.
Desde então, a potência das motos tem aumentado, e o #35 considera isso como a fonte dos problemas da Yamaha: ‘Agora temos mais potência, e mais potência, e mais potência a cada ano, que é o que Fabio pediu. É aqui que o problema foi criado’.