Campeonato Mundial de Endurance FIA 2024
Imola, Itália
17-21 de abril de 2024
Foto: Nick Dungan / Drew Gibson Photography
A Porsche não teve a velocidade necessária em condições secas para competir pela vitória nas 6 Horas de Imola, segundo Kevin Estre. “Embora tivéssemos a capacidade de lutar pela vitória em uma pista molhada, simplesmente não tivemos o ritmo em uma superfície completamente seca”, explicou Estre. “Eles foram mais rápidos que nós e usaram menos pneus. Portanto, em condições secas, não conseguimos acompanhar. No entanto, dadas as circunstâncias desafiadoras, acredito que fizemos o melhor que pudemos e tomamos decisões melhores do que a maioria dos nossos concorrentes.”
Estre, pilotando o Porsche #6 963, terminou em segundo lugar, apenas 7 segundos atrás do vencedor da corrida, Kamui Kobayashi, no Toyota GR010 #7. Em um determinado momento durante as etapas finais, Estre estava a apenas décimos de segundo atrás de Kobayashi antes de desacelerar. Quando questionado sobre a competição, Estre comentou: “Tanto a Ferrari quanto a Toyota tinham seus pontos fortes e fracos. Acredito que a Ferrari cometeu erros significativos em sua estratégia, caso contrário, poderiam estar à nossa frente em termos de ritmo. A Toyota, por outro lado, teve a vantagem de velocidade em condições molhadas. No entanto, quando se tratou de pilotar em uma pista molhada com pneus slicks, acredito que tivemos uma leve vantagem sobre eles.”
Estre também elogiou a estratégia de sua equipe, afirmando: “Acredito que tomamos decisões melhores em relação à economia de combustível na etapa final. Embora no final, a Toyota tenha mostrado que tinha combustível suficiente, acredito que fizemos um excelente trabalho hoje em termos de estratégia.” A Porsche fez Estre parar duas voltas antes de Kobayashi, dando-lhe uma vantagem de energia para o sprint final. Apesar dos esforços de Estre, Kobayashi conseguiu se manter à frente.
“Foi desafiador porque tivemos que economizar combustível em uma pista molhada, onde é sempre difícil aquecer os pneus. No entanto, sabíamos que se não economizássemos combustível, não teríamos o suficiente para terminar a corrida,” explicou Estre. “O período de bandeira amarela ajudou tanto a nós quanto à Toyota, embora provavelmente tenha beneficiado mais a eles. É difícil lutar pela vitória em uma pista molhada enquanto também temos que economizar combustível, mas Kobayashi enfrentou o mesmo desafio.”
Além disso, Estre recebeu uma penalização de cinco segundos por ultrapassagem sob o carro de segurança durante a corrida, um intervalo que ele teria que construir para garantir a vitória sobre Kobayashi. “Sim, tivemos que ultrapassar e criar uma diferença de cinco segundos, o que teria sido difícil, mas possível, eu acredito, se eu tivesse ultrapassado mais cedo, já que tínhamos a vantagem em termos de ritmo durante aquela fase,” admitiu Estre. “No entanto, não consegui fazer a ultrapassagem. Kobayashi foi rápido o suficiente e não cometeu erros.”
© 2024