A Opel revelou que a nova geração do Grandland contará com uma versão única 100% elétrica que promete uma autonomia de até 700 km.
O SUV renovado da marca alemã é o primeiro modelo da casa de Rüsselsheim a beneficiar da plataforma nativa STLA Medium para modelos 100% elétricos e contará com um novo conjunto de baterias planas com até 98 kWh, além de um motor elétrico de nova geração e recursos de economia de energia, como a bomba de calor, para que o novo Grandland Elétrico possa oferecer uma alta autonomia.
Além disso, em termos de carregamento, a Opel garante que o novo Grandland 100% elétrico precisa de cerca de 26 minutos para recarregar até 80% da capacidade da bateria em uma estação de carregamento rápido.
Além do trem de força puramente elétrico, a nova geração do Grandland também oferecerá uma variante híbrida plug-in, que combina um motor a gasolina de três cilindros de 1,2 litros e uma bateria grande o suficiente para prometer 85 km de autonomia em modo totalmente elétrico.
Além disso, a versão híbrida com tecnologia de 48 Volt combina o mesmo motor de 136 cv com um motor de 28 cv de 48V, transmitindo potência para as rodas dianteiras através de uma transmissão automática de dupla embreagem de seis velocidades.
O novo Grandland, assim como o Peugeot 5008, troca a plataforma EMP2, projetada pela PSA, pela nova arquitetura STLA Medium da Stellantis, permitindo que o SUV da Opel cresça 173 mm em comprimento, 31 mm em altura e 64 mm em largura, tornando-o substancialmente maior que seu antecessor.
Inspirada no protótipo experimental da Opel revelado em 2022, a nova geração do Grandland vem com um novo design focado na otimização aerodinâmica para aumentar a autonomia da nova variante elétrica.
A seção frontal é marcada pelos novos faróis Intelli-Lux Pixel Matrix HD, que utilizam 25.600 LEDs individuais cada um e são acompanhados por uma nova versão transparente do design 3D Vizor da Opel, que apresenta um logo iluminado pela primeira vez. Na lateral, as rodas de liga leve de 19 ou 20’’ se destacam.
Na parte traseira, a distinta assinatura de iluminação em forma de bússola, incluindo a primeira integração da designação iluminada “Opel” como parte dela, também faz sua estreia em um modelo de produção.
E, alinhado com a abordagem Greenovation da Opel para conservar todos os recursos relacionados ao carro, o nome não é mais apresentado em letras cromadas, mas gravado centralmente na tampa do porta-malas.
No interior, o Grandland está equipado com um painel de instrumentos digital de 10”, que em combinação com o display head-up Intelli-HUD, evita a necessidade de desviar os olhos da estrada.
No centro do painel, está a tela central do sistema de infotainment de 16”, que pode receber atualizações de software via over-the-air e está equipada com inteligência artificial ChatGPT. Na sua base, a Opel manteve botões de atalho para os controles de rádio e ar-condicionado.
A longa distância entre eixos da nova geração do Grandland, com 2,78 metros, e a traseira inclinada destacam o aumento do espaço na cabine e no porta-malas. Os bancos traseiros podem ser rebatidos na proporção 40:20:40, criando um volume de carga de até 1641 litros.
O novo SUV topo de linha da Opel está equipado com uma extensa lista de sistemas de assistência ao condutor, incluindo Controle de Cruzeiro Automático com função Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Trânsito Estendido, Adaptação Inteligente de Velocidade e Frenagem em Caso de Acidente, um sistema destinado a ajudar a evitar uma colisão secundária em caso de acidente, tudo como padrão. O sistema Intelli-Drive 2.0, que integra numerosos assistentes eletrônicos e os combina com o assistente de mudança de faixa semiautomático e adaptação de velocidade recomendada, também está disponível como opção.
“O novo Grandland é um marco para a Opel. Com ele, todos os modelos da Opel, sem exceção, estão agora disponíveis na versão elétrica. Este é um grande passo em nossa ofensiva elétrica. O novo Grandland foi concebido e desenvolvido em Rüsselsheim e será construído em Eisenach. A relação com o Opel Experimental é inconfundível. Ele oferece inovações que foram vistas pela primeira vez neste extraordinário ‘carro conceito’. O novo Grandland, portanto, fortalecerá nossa posição no importante segmento de C-SUV”, disse o CEO da Opel, Florian Huettl.