A Jaguar Land Rover britânica revelou que os primeiros protótipos do Range Rover 100% elétrico, um modelo que marca a jornada da empresa com sede em Coventry rumo à mobilidade elétrica, estão passando por testes de inverno no Círculo Ártico.
Os testes realizados a temperaturas de -40°C estão permitindo que os engenheiros da marca testem a capacidade da bateria e da unidade de propulsão elétrica em temperaturas extremas. Além disso, a marca deixou claro que as superfícies geladas testaram o renomado desempenho do SUV 100% elétrico em superfícies com baixa aderência.
A marca britânica também revelou que, pela primeira vez no Range Rover, em vez de um sistema de controle de tração convencional baseado em ABS, o novo modelo elétrico utiliza software para gerenciar o deslizamento de cada roda, que de acordo com a marca “reduz o tempo de reação da entrega de torque para cada roda de cerca de 100 milissegundos para apenas um milissegundo”. Como resultado, “a tração é maximizada em todas as superfícies, permitindo uma resposta excepcional e melhorando significativamente a experiência de condução do Range Rover”.
Já é sabido que o Range Rover 100% elétrico chegará ao mercado em 2025 e está equipado com uma arquitetura de 800 Volts, que permitirá uma velocidade de carregamento de bateria mais rápida com carregadores ultrarrápidos, e será baseado em uma plataforma modular longitudinal flexível. O SUV de zero emissões é um passo importante na transição da marca para a eletromobilidade, onde planeja investir 15 bilhões de libras (cerca de 17 bilhões de euros) nos próximos cinco anos.