Marc Márquez causou uma verdadeira mudança em 2023 quando anunciou que deixaria a Honda e acabou decidindo continuar sua carreira com a Gresini Racing, a equipe que também conta com seu irmão. O motivo, ele relembrou, estava relacionado à falta de competitividade e ao pensamento sobre seu futuro e sua saúde mental.
O espanhol recordou sua decisão em palavras para a TNT Sports, citadas no Motosan, e como teve que ignorar alguns de seus sentimentos: ‘Foi uma decisão muito difícil. Eu não escutei meu coração. Eu apenas pensei no que era melhor para o meu futuro e o que eu achava que ainda queria ser um piloto de MotoGP por muitos anos a vir’.
Depois de mais de 10 anos com a equipe, era hora de seguir um caminho diferente, e não foi fácil: ‘A equipe Repsol Honda foi minha vida, minha carreira. Foi muito difícil deixar meus mecânicos, meus técnicos e meus patrocinadores, mas eu disse a eles: se eu passar mais um ano aqui, vou encerrar minha carreira porque minha saúde mental estaria em risco’.
Márquez tem contrato até o final de 2024, então ele poderá ver quais opções existem na mesa em relação ao seu futuro ao final da temporada.