Raúl Fernández começou a temporada da MotoGP com a versão do ano passado da Aprilia RS-GP. No entanto, desde o início, tanto o fabricante de Noale quanto a Trackhouse Racing afirmaram que o objetivo era que o piloto tivesse a moto deste ano – assim como seu companheiro de equipe, Miguel Oliveira.
Agora, esse objetivo está próximo de ser realizado. O gerente da equipe, Davide Brivio, revelou, conforme citado pelo Crash.net, que Fernández está prestes a testar a RS-GP 2024 na segunda-feira: ‘Teremos o teste na segunda-feira, e se tudo correr bem durante o fim de semana, Raúl terá a primeira oportunidade de testar brevemente a moto 2024’.
A temporada não começou da melhor forma para o espanhol, que sofreu duas desistências nas duas primeiras corridas. No entanto, no Grande Prêmio das Américas, ele se recuperou e garantiu duas chegadas entre os dez primeiros – terminando em nono na corrida Sprint e em décimo na corrida principal.
O único componente da moto de Fernández que não pode ser alterado é o motor, devido à homologação. No entanto, acredita-se que o motor não foi radicalmente alterado em relação ao ano passado. Além disso, todas as outras peças da moto podem ser atualizadas.