A Mercedes-Benz finalmente revelou a G-Class 100% elétrica, que mantém a mesma estética e promete ser tão ou até mais competente fora de estrada do que as versões com motor a combustão.
Com quase meio século de história, o G580 com tecnologia EQ é equipado com quatro motores elétricos que entregam uma potência combinada de 587 cv e um torque máximo de 1165 Nm, que são 2 cv e 315 Nm a mais do que a versão AMG G63.
Esses números permitem que a variante elétrica da G-Class acelere de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, ou seja, quatro décimos de segundo mais lenta que a AMG a gasolina, e alcance uma velocidade máxima de 180 km/h.
Cada um dos quatro motores elétricos é equipado com uma transmissão automática de duas marchas, permitindo uma distribuição de torque individual. Os motores elétricos são alimentados por uma bateria de íon de lítio de 116 kWh, localizada entre os eixos, protegida por uma carcaça de alumínio e kevlar, prometendo uma autonomia de até 473 km no ciclo WLTP, e podem ser carregados a um máximo de 200 kW de 10 a 80% em 32 minutos.
O novo G580 não perdeu nenhuma capacidade off-road em comparação com as versões a combustão e, portanto, está equipado com bloqueios de diferencial virtuais possíveis através da vetorização de torque, assim como com amortecedores ajustáveis adaptativos.
Além disso, a nova G-Class 100% elétrica oferece até 100% de capacidade de inclinação em certas superfícies e a habilidade de atravessar inclinações laterais de até 35 graus.
O G580 também possui uma profundidade de imersão de até 850 mm, 100 mm a mais do que o modelo padrão, tem um ângulo de abordagem de 32 graus, um ângulo de saída de 30,7 graus e um ângulo de quebra de 20,3 graus.
O novo SUV elétrico da Mercedes também oferece funções personalizadas para ajudar o motorista em aventuras off-road: um G-Turn, que permite que o veículo gire 720 graus, assim como o G-Steering, que reduz significativamente o ângulo de viragem para navegar em situações mais desafiadoras.
O novo G580 também apresenta uma nova função de “capô invisível” que utiliza câmeras instaladas nos espelhos laterais para facilitar a navegação em terrenos mais difíceis.
Esteticamente, o exterior do G580 não traz muitas mudanças em comparação com os modelos a combustão, destacando o capô redesenhado para melhorar o fluxo de ar e a opção de transformar o compartimento do estepe em um lugar para acomodar o cabo de carregamento.
Quanto ao interior, não há grandes novidades, com o G580 apresentando duas telas de 12,3’’ para o painel de instrumentos e o sistema de infotainment com interface MBUX. A segunda fileira de assentos é equipada com telas de 11,3’’ para entreter os passageiros.