A VW acaba de revelar no Salão do Automóvel de Pequim, o novo conceito ID. Code, que antecipa um futuro modelo 100% elétrico destinado ao mercado chinês.
Apresentando uma nova linguagem de design, criada por Andreas Mindt, chefe de design da VW, que se juntou à marca alemã em janeiro de 2023 vindo da Bentley, projetado exclusivamente para o mercado chinês, e desenvolvido em parceria entre as equipes da marca na Europa e na China, o conceito de SUV 100% elétrico apresenta superfícies limpas, uma linha de teto aerodinâmica e muita tecnologia.
Nesse sentido, o conceito ID.Code está equipado com os mais recentes e avançados sistemas de assistência à condução, incluindo o nível 4 de condução autônoma, que permite ao motorista assumir o papel de passageiro, com o carro sendo capaz de controlar tudo ao seu redor. Por razões de segurança, o motorista ainda pode precisar intervir.
Dessa forma, quando o Center Pilot é ativado, o volante em formato de joystick se retrai e o interior adquire uma aparência de “lounge”. Além disso, os assentos podem girar 180 graus, oferecendo uma posição para dormir em viagens mais longas.
A VW afirmou que o interior deste conceito ID.Code utiliza um sistema de iluminação e ar-condicionado inspirado no ambiente climático de jatos privados. Também é digno de nota o teto transparente que possui um sistema fotovoltaico, permitindo assim que ele forneça energia ao ID. Code.
Ainda no interior, há uma tela instalada na base do para-brisa, complementada por uma segunda tela vertical localizada ao lado do console central flutuante.
O exterior se destaca com a assinatura brilhante marcada por duas faixas, uma na frente e outra na traseira, exibindo o logotipo da marca no meio, que durante o tempo em que o ID.Code circula em modo de condução autônoma permite a comunicação com outros usuários da estrada, utilizando Inteligência Artificial para esse propósito.
A Volkswagen também afirma que o ID. Code incorpora “Janelas Inteligentes” em todo o veículo, permitindo que as janelas laterais e o para-brisa do lado do passageiro exibam informações sobre o clima, dados da bateria, bem como o mapa de navegação.
A marca alemã não revelou detalhes sobre a motorização do ID.Code, mas é certo que este conceito não é mais do que um exercício de estilo que sugere o caminho que a VW deseja seguir em seus futuros modelos 100% elétricos destinados ao mercado chinês.
“O ID. Code oferece uma primeira visão do futuro da VW na China: com um novo design, nova tecnologia e uma experiência de marca holística – especificamente adaptada às necessidades e desejos de nossos clientes chineses. Estamos inaugurando uma nova era de mobilidade na China, junto com nossos parceiros chineses.”, declarou Thomas Schäfer, CEO da marca Volkswagen.