Maverick Viñales está em evidência neste momento na MotoGP após vencer e brilhar no GP das Américas há algumas semanas. Aleix Espargaró foi questionado se seu companheiro de equipe pode ser um candidato ao título, mas disse que é necessário manter a calma e que o #12, assim como todos os oito melhores pilotos na classificação, está na disputa pelo título.
Quando perguntado sobre como é o ambiente da equipe após a vitória de Maverick Viñales, Espargaró disse: ‘Como antes. Temos a melhor atmosfera no paddock. Ainda não temos a melhor moto, mas estamos muito, muito perto, mas a atmosfera na equipe era incrível antes da vitória e é incrível agora. Talvez Maverick esteja mais relaxado porque ele estava buscando essa vitória há muito tempo e finalmente conseguiu, ele merece e estou feliz por ele e, obviamente, pela equipe, porque não foi fácil para eles nos últimos anos’.
Quanto a saber se essa pista, que ambos os pilotos conhecem muito bem, o favorece mais do que seu companheiro de equipe ou não, a moto, o #41 respondeu: ‘Com certeza Austin e Portimão são duas das pistas mais difíceis para mim, então Jerez, sem desculpas, é um circuito onde normalmente fui muito rápido e a Aprilia é bastante boa aqui. Tivemos um pódio há três anos e ano passado a pole position, então estou lutando na parte de cima, então espero que possamos fazer uma boa corrida aqui e Maverick também será forte porque a moto está funcionando, então, sem problemas’.
Dada a forma como Viñales está pilotando, foi perguntado a Espargaró se seu companheiro de equipe é um verdadeiro candidato ao título, mas ele respondeu pedindo calma: ‘Precisamos dar mais tempo, ele tem crédito, ele foi muito, muito rápido na América e também venceu com a Yamaha lá, então precisamos dar mais tempo a ele, é como hoje dissemos: «Maverick pode ganhar o título e Pecco [Bagnaia] não pode mais»… são apenas três corridas e ainda há um longo caminho pela frente. Com certeza ele é um candidato, mas os oito primeiros estão muito próximos em pontos, então todos os oito primeiros podem ser candidatos, 100%’.