Durante a corrida Sprint do Grande Prêmio da Espanha de MotoGP, Marc Márquez demonstrou sua habitual determinação e agressividade, mesmo após uma queda enquanto liderava. Uma intensa batalha com Joan Mir (Repsol Honda) resultou em uma penalidade para Márquez, mas ele também teve incidentes envolvendo Brad Binder (Red Bull KTM) e Miguel Oliveira (Trackhouse Racing/Aprilia).
Questionado sobre as situações em que esteve envolvido durante a corrida, o piloto da Gresini respondeu: ‘Um contato com Mir. Quase [com Oliveira], mas não houve contato. É diferente. Com Mir foi exatamente a mesma situação que com Binder. Binder ultrapassou ele, então eu o vi e peguei a moto. Tentei ultrapassar Mir de uma maneira suave, mas então ele soltou os freios e entrou e aí tivemos o contato. Foi minha culpa’.
Márquez continuou: ‘Às vezes você precisa entender. Por exemplo, com Binder eu consegui entrar e tive o contato. Mas então eu sei que vou perder não apenas para Binder, mas também vou perder mais posições. Então, às vezes você precisa analisar’.
Sobre o incidente com Mir, o campeão mundial por oito vezes admitiu que a penalidade foi justa: ‘Nesse caso, Mir tentou insistir e eu não soltei os freios o suficiente para ultrapassá-lo completamente. Eu tomei a penalidade de uma posição, mas foi uma boa penalidade para os comissários, mas foi fácil perder uma posição para Oliveira e voltar’.