Jorge Martín é o novo campeão mundial de MotoGP e, como era de se esperar, tem sido muito procurado pela mídia. No entanto, após sua vitória no título, ele se envolveu involuntariamente em uma controvérsia envolvendo duas redes de televisão espanholas.
De acordo com o El País, Martín foi convidado a participar do programa La Revuelta na TVE na última quinta-feira e estava a caminho dos estúdios da emissora pública, como documentado em suas redes sociais. No entanto, a entrevista não pôde acontecer, como o próprio piloto anunciou já nos vestiários.
Martín mais tarde se desculpou nas redes sociais: ‘Obrigado a toda a equipe do La Revuelta e ao público! Foi uma grande noite. Estarei de volta em breve com todos’.
O apresentador, David Broncano, afirmou que a equipe do El Hormiguero, um programa da Antena 3, pressionou Martín a cancelar sua aparição após saber que ele estava a caminho dos estúdios da TVE. A equipe desse programa supostamente contatou um dos principais funcionários da Dorna.
Segundo o El País, o apresentador Pablo Motos ficou chateado por não ter prioridade na primeira entrevista de Martín após o título. O promotor do campeonato, Dorna, então, supostamente pediu ao #89 que priorizasse o El Hormiguero e a Antena 3, dada a forte relação deles com a MotoGP. Essa relação inclui um acordo que permite à Atresmedia TV transmitir os GPs da Espanha, Catalunha e Valência na televisão aberta até 2025 por meio de um acordo com a DAZN e a MotoGP.
A equipe de Martín nega qualquer acordo de exclusividade com El Hormiguero, afirmando que não há cláusula para tal no contrato da Dorna. No entanto, a Antena 3 afirma que um acordo de exclusividade foi feito com Martín ‘duas semanas antes do final do campeonato’, atribuindo a situação a ‘um erro’ de um dos representantes do piloto, o que levou à intervenção da Dorna.
Ha sido un malentendido sin mayor importancia. Dos semanas antes de la final, habíamos acordado contar en exclusiva con Jorge Martín en nuestro programa. Hoy uno de sus representantes ha cometido un error al cambiar la visita que tenían programada con otro piloto. Tras lo…
— El Hormiguero (@El_Hormiguero) November 21, 2024
Enquanto isso, a equipe da La Revuelta elogiou Martín e sua equipe nas contas oficiais de mídia social do programa: ‘Para caso houvesse alguma dúvida, ontem Jorge Martín e sua equipe fizeram tudo o que foi possível para garantir que a entrevista pudesse acontecer. O comportamento deles foi impecável, e esperamos convidá-lo novamente no futuro para celebrar seu campeonato mundial com ele’.
Obrigado a toda a equipe de @LaRevuelta_TVE e ao público! Foi uma grande noite! Em breve voltarei e compartilharemos com toda a audiência ❤️ https://t.co/2BNrIWTRlE
— Jorge Martín Almoguera (@88jorgemartin) 22 de novembro de 2024
A entrevista com El Hormiguero e Pablo Motos ainda não foi ao ar, mas foi gravada para ser transmitida no dia 27 de novembro. A agência de comunicação de Martín se desculpou por não ter informado primeiro a Antena 3 sobre sua intenção de aparecer no La Revuelta da TVE.